Review – Em Ritmo de Fuga

emritmodefuga

Elenco: Dirigido por Edgar Wright. Com Ansel Elgort, Kevin Spacey, Lily James.

Sinopse: Baby é um piloto de fuga que trabalha para ambiciosos assaltos, planejados pelo poderoso Doc. Forçado a fazer os serviços graças a uma divida antiga, ele se vê bem perto de cumprir o pagamento para um último roubo, onde voltará a ter uma vida comum e com chances de romance com uma jovem garçonete.

Impressões: É errado considerar o novo longa de Edgar Wright como um musical, comparando-o a tipos como “Cantando na Chuva”, “A Noviça Rebelde” ou o pop “La La Land”. A proposta aqui é diferente: “Em Ritmo de Fuga” é uma utopia geek desenfreada, equivalente em proporção a clássica cena do longa “Asas de Águia” com a trilha “Give me some loving” tocando em plena batalha aérea. A diferença aqui é que as musicas funcionam de maneira mais orgânica, especialmente pelo tom de veracidade ao trazer como desculpa a sequela de seu protagonista, vivido por Ansel Elgort (irreconhecível frente aos últimos “Convergente” e “A Culpa é das Estrelas”).

A parte da ótima trilha sonora (composta por nomes como Queen, The Beach Boys e James Brown) extremamente bem editada com suas cenas, apresenta perseguições com alta dose de adrenalina e piruetas automobilísticas – capaz de fazer inveja a Dominic Toretto e sua gangue de corredores- apresenta diálogos inspirados e afiados, responsáveis por desenvolver cada um daqueles personagens sem que suas essências fiquem comprometidas. A fotografia e o figurino trazem tonalidades quentes, suavizadas quando centradas no casal protagonista e amortizadas quando passada pela figura do enigmático Doc, vivido com empatia pelo ótimo Kevin Spacey.

Divertido e eletrizante, consegue s equilibrar bem entre não se levar a sério e a prender a atenção do espectador quando o risco está a espreita de seus personagens. Sem ambição de ser mais do que é, o único ponto fraco se dá pelo pouco desenvolvimento do personagem de Jon Bernthal, ja que mostra um enorme potencial que acaba sendo pouco aproveitado para a linha da história.

Curiosidades & Spoilers:

  • O roteiro do longa é baseado no clipe da música “Blue Song”, de Mint Royale. O diretor chegou até mesmo a dirigir um vídeo para a musica, com Noel Fielding no papel do protagonista;
  • O ator Jon Hamm teve um papel escrito especialmente para ele;
  • É o primeiro filme do diretor Edgar Wright realizado nos EUA e com locações em Atlanta;
  • Roteiro demorou 16 anos para ser concluído.

Nota (de 0 a 100) : 80

 

About Agostinho Bernardes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *