Review – A Múmia

The-Mummy-2017-with-Sofia-Boutella

Elenco: Dirigido por Alex Kurtzman. Com Tom Cruise, Sofia Boutella, Annabelle Wallis.

Sinopse: Na Mesopotâmia antiga, a princesa Ahmanet é condenada por traição ao seu povo, sofrendo o processo de mumificação e enterrada nas profundezas da Terra. Séculos depois, uma equipe de saqueadores encontra seu sarcófago, despertando a criatura para os dias atuais. Com poderes diversos, Ahmanet irá atrás de seu Escolhido para dar vida a Set, o Deus da Morte.

Impressões:  Imaginem o filme “A Múmia” de 1999 com crise de identidade a respeito de seu próprio gênero, que se levasse a sério em alguns momentos de maneira pífia e que tivesse o Tom Cruise como seu protagonista. E mais: com um alto complexo de grandiosidade por se julgar pertencer a um Universo próprio de monstros, ainda que nem mesmo ele entenda exatamente o que isso possa significar. Sim, com todos esses elementos citados nós temos exatamente o longa de Alex Kurtzman/Tom Cruise, que não consegue nem mesmo impressionar com suas cenas de ação ou com seus efeitos sofríveis, ainda que tenha uma ou outra cena tensa mais inspirada, mas não graças ao seu roteiro pobre e sem sentido.

É até um pouco triste ver como parte da mitologia egípcia é retratada, tendo de aguentar ouvir uma comparação muito simplória entre Seth e Lúcifer numa clara tentativa de trazer maniqueísmo a história, já que provavelmente é temida a possibilidade de representação com seres de interesses distintos e algumas vezes conflitantes. Preza-se demais pela ocidentalização, ainda que a cultura tema seja bem diferente.

Russel Crowe talvez seja o único que interprete um personagem que de fato tenta explorar mais sua tridimensionalidade mesmo quando os momentos não ajudam, acabando por ficar completamente amarrado aos poucos recursos que o roteiro lhe proporciona. Já Tom Cruise parece bem à vontade na sua própria figura de eterno galã corredor, ao passo que Sofia Boutella traz a figura da múmia muito mais como uma maldição do que uma dádiva, o que acaba sendo um diferencial frente ao longa de 99.

Curiosidades & Spoilers:

  • A cena da gravidade zero foi filmada em dois dias, dentro de um avião em queda;
  • É o primeiro filme da nova franquia “Universo Sombrio” da DC, que pretende explorar outros monstros famosos como Frankenstein, Monstro do Pântano e Drácula;
  • O longa não tem qualquer conexão com o filme “A Múmia” (1999), protagonizado por Brendan Fraser e Rachel Weisz;
  • Tom Cruise quase deu vida ao personagem Rick O’Connell no longa de 99.

Nota (de 0 a 100) : 58

About Agostinho Bernardes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *